Minha lista de blogs

  • FRASE DO DIA - “PF indicia Lula por corrupção em novo inquérito sobre compra de MPs. Investigação apontou indícios de que a edição da MP 471 envolveu pagamento de R$ 6 mi...
    Há 6 anos

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Arte Pela Universidade Guarulhos (UnG)



Francisco Aurifran da S. Bezerra
aurifran@bol.com.br
Orientador: Prof. Dr. Antônio Busnardo Filho

RESUMO
Este artigo tem o objetivo de lançar um olhar para a importância da orientação musical e refletir sobre a importância dela na socialização dos jovens e adolescentes. A música tem feito parte da vida humana durante toda sua história, seja como forma de louvar ou reverenciar um ser supremo, como ferramenta de protesto movendo multidões em prol de uma causa, de fato ela sempre esteve lado a lado com a evolução da humanidade. Hoje ela em conjunto com a dança e a estética corporal tem sido o canal de articulação para formação de grupos que longe dos olhares dos pais, professores ou patrões, produzem seu som, dança, trocam idéias e assumem uma postura diante do mundo onde buscam demarcar uma identidade juvenil. Qual a participação da música no processo de socialização dos jovens? É possível que ela exerça alguma influencia nesse processo? Vivemos numa sociedade capitalista em que, rara às exceções, a música que entra em nossos lares é fruto de um grupo de produtores, que visa o lucro, e de sonhadores que buscam a fama, isso significa que o que ouvimos nem sempre tem qualidade. A forma como os jovens se colocarem diante do mundo, o modo de se vestirem, a forma estética que dão ao corpo e suas opiniões sobre a sexualidade, são evidências concretas dessa pluralidade. A coleta de dados e a análise de textos proposta neste artigo, permeiam uma visão critica de nossa cultura musical que aos poucos vem perdendo seus valores, rompendo fronteiras e atrelando-se ao consumismo demasiado.

As Contribuições da Música no Processo de Socialização dos Jovens e Adolescentes

3 comentários:

  1. Aurifan; a voz é um instrumento musical nato, a música é a linguagem da alma.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog

    ResponderExcluir
  2. É típico de natureza humana sonhar, e corroboro isso. É legitima a integridade de um sonhador que tem escrúpulo. Quando faço este parêntese em meu trabalho falo de sonhadores que sem medir conseqüências ultrapassam as linhas da moralidade (letras explicitas com conotações sexuais, duplo sentido, entre outras) a fim de realizar seus sonhos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Chicão muito legal e seu blog, bela iniciativa .
    um abraço.

    ResponderExcluir